quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Sim, eu tenho desculpa; novamente! =)

É, estou começando a criar vergonha de postar aqui novamente... rsrs... Eu fico tanto tempo afastado que depois de certo tempo é até difícil escrever alguma coisa! hehehehe... Mas acontece que novamente eu tenho um álibi! É! As aulas começaram e justamente no primeiro dia de aula, eu consegui um emprego na área! =D

Estou trabalhando num Bistrô no Leme, Galeria 1618, mais precisamente (Tem site. Curiosos, visitem!). Comecei lá como auxiliar de cozinha, porém espero crescer, até mais para melhorar alguns aspectos... rsrs...

Devido ao novo emprego e as aulas terem começando, estou com tempo zero para internê, então se eu já demorava a postar antes, rapaz, tenha um pouco mais de paciência, ok? hahahahaha!

Como passei aqui somente para dar a minha explicação, rsrs, deixo uma imagem do primeiro prato que foi ensinado em minhas aulas de Gastronomia, um Mesclum de seleção de folhas com vinagrete de Jerez e mostarda de Dijon.

Só para dar uma explicada rápida, esta salada é feita com as melhores partes dos legumes, usando sempre o miolo do miolo do miolo do miolo! Bem Alain Ducasse mesmo! hahahahaha! Por isso, seleção de folhas. Vocês ficariam horrorizados vendo o quanto de comida foi desperdiçado nesta aula... rsrs... Bem, a imagem está aí! Se houver interesse pela receita, não deixe de perguntar sobre! Bon appétit!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Para quem gosta de pesquisar e fofocar.

Procurando um pouco sobre a comida tailandesa, acabei achando este site. É interessantíssimo, porque além de falar sobre diversas culinárias de diversos países, ele ainda sim trata de assuntos como nutrição, como se fazer um bom churrasco, história dos alimentos, entre diversos outros temas também.

É então nada a menos que um site que juntou matérias de outros sites e dispôs como uma ótima fonte de pesquisa para os interessados e curiosos. Você que me acompanha aqui, não deixe de acessar e conferir. O endereço é http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/culinaria/index.php.

Espero que gostem e aproveitem bastante! Bon appétit, gente!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Para comer ou só para enfeitar!?

Recebi essas imagens por e-mail do meu tio anteontem, e não consigo parar de vê-las! Simplesmente doces feitos de açúcar, que estão mais para esculturas! “Quem os faz?”, “De onde são?”, “Quanto custam?”, isso eu ainda não consegui achar (Google me decepcionando...)! Porém deixarei as fotos aqui para vocês apreciarem também e, além disso, se alguém souber a origem, não deixe de me contar! ;) Bon appétit, pessoal!












sábado, 1 de agosto de 2009

IMPOSSÍVEL!

Sim, minha primeira crítica neste Blog! Embora eu tivesse dito que não faria nenhuma, me senti na obrigação de falar sobre. E o assunto não é nenhum restaurante, bar, café ou nada relacionado, mas simplesmente a uma revista. Veja Rio!, a vilã do dia!

Nessa quinta-feira me encontrei com uns amigos que não via desde o ano passado. Como todos sabem que gastronomia é a minha vida, combinamos que eu faria umas pizzas para eles. Geralmente eu faço a minha própria massa, que modéstia a parte, fica muito boa, mas como tinha visto que nesta revista (capa a esquerda), eles tinham publicado a receita da massa da pizzaria Capricciosa, a qual foi premiada como a melhor pizza do Rio pela Veja Rio, resolvi fazê-la, sabendo que uma pizza da Capricciosa é de primeira qualidade!

Bem, usei todos os ingredientes certos e segui passo a passo, mas na hora de assar, simplesmente uma borracha! A massa não ficava crocante de maneira alguma, fora que depois de um tempo, mesmo jogando mais farinha, começava a grudar que era um inferno! Resumindo, pizza da Capricciosa é o cacete! Se quiser pizza deles e de boa qualidade, não tente fazer em casa, pois por experiência própria, não dará certo! rsrs! Vá a um dos cinco restaurantes e tente desvendar o mistério que é a bendita massa deles.


Para quem quiser conhecer ou obter mais informações sobre a rede de pizzarias Capricciosa, acesse o site www.capricciosa.com.br. Se quiser se arriscar a fazer a massa, hehehe, http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-janeiro/especial/receitas-comer-e-beber.html#restaurantes/capricciosa.php. Lá você encontrará a receita completa da pizza Caprino (acima), vencedora do prêmio e no mesmo link também estão disponíveis receitas premiadas de chefs como Claude Troisgros e filho, Roberta Sudbrack, Roland Villard, entre outros Tops! Mas se quiserem uma receita de pizza que eu tenho certeza que ficará boa:

-1 kg de farinha
- 250 ml de água quente (não deixe ferver)
- 250 ml de azeite virgem
- 45 g de fermento biológico
- Uma pitada de sal
- Uma pitada de açúcar

Misture na água o fermento e o açúcar. Bata a mistura até que a água atinja a coloração do fermento.

Adicione o sal na farinha. Faça um monte com a farinha numa superfície lisa e com as mãos abra um buraco no meio formando um vulcão. Adicione neste buraco o azeite e a água. Com o auxílio das mãos, junte a farinha da borda do “vulcão” com os líquidos vagarosamente, até a massa ficar uniforme.

Trabalhe a massa até ela ficar bem elástica. Se preferir, use uma batedeira que tenha a função de bater massas pesadas. Após isso, em um recipiente grande, deixe a massa descansando com mais farinha, tampando este recipiente com um pano úmido e uma tampa. Deixe descansando por 1 h em um local abafado.

Depois da fermentação, você irá notar que a massa dobrou de tamanho. De um soco nela para murchar um pouco e enrole no formato de cilindro. Corte em 10 pedaços que irão se transformar em 10 discos de pizza do tamanho de um prato e de muito fina espessura.

Para assar, coloque no forno a 200º C com o molho de tomate (feito por você, por favor! rsrs), mussarela (dê preferência a de búfala) e o que mais você desejar. E em 8 - 12 min você terá uma deliciosa pizza fina e crocante, e muito melhor que a receita que está na Veja Rio! hahahahaha!

Somente mais uma observação... Para ajudar a massa a ficar crocante, caso você não esteja assando em um forno de lenha e sim no forno convencional, utilize uma pedra que é feita para isto ou então aqueça a forma de pizza 10 minutos antes de assar a pizza.

Parece um pouco complicada ao ler, mas ao fazê-la você verá que é uma massa muito fácil de trabalhar e muito melhor que de muitas pizzarias que a gente como por aí! =S

Espero que façam em casa e gostem da receita! Bon appétit para todos!