domingo, 10 de maio de 2009

Uma ladeira, um queijo, um objetivo, ... e um bando de malucos!

Bem, como vocês já puderam ver e como já foi escrito anteriormente, este vídeo refere-se à participação de Sílvio e Vesgo, integrantes do programa Pânico na TV na tradicional Corrida do Queijo (oficialmente “The Cooper's Hill Cheese Rolling and Wake”). Este é um evento que ocorre anualmente no mês de maio na cidade de Cooper’s Hill, Inglaterra. Foi tradicionalmente criada pelo e para o povo de Brockworth, um vilarejo local, mas têm participado pessoas do mundo todo.

Em cada evento, realizam-se diversas corridas. Do alto da colina em que ocorre o evento, são lançados sucessivamente diversos queijos de Gloucester
(clique aqui para ler sobre) pesando cerca de 4 kg, em formato redondo (um por corrida), por um convidado. Os queijos descem a colina rolando e os concorrentes precisam então descer o monte a correr para os alcançarem. A primeira pessoa a chegar à linha da chegada na parte de baixo da colina ganha o queijo. Teoricamente, os concorrentes deveriam tentar apanhar o queijo durante a decida, mas como este parte antes dos competidores e pode alcançar velocidades de cerca de 110 km/h (o suficiente para derrubar e ferir espectadores, como aconteceu em 1997), isso raramente acontece.

Informações históricas e ao mesmo tempo precisas sobre como surgiu a corrida do queijo são díficeis de estabelecer, mas a tradição sustenta que tem pelo menos 200 anos de idade. Há fontes que dizem que o evento remonta ao tempo da Britânia, quando província romana, ou de um ritual pagão de cura, mas não existem provas disso.

Tradição, competição, idiotisse, falta do que fazer, não sei com que palavras eu poderia categorizar este acontecimento, mas uma coisa eu digo com certeza: ainda vou participar dessa corrida! Por favor, né? É um queijo de 4 kg gente! 4 KG!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário