sábado, 1 de agosto de 2009

IMPOSSÍVEL!

Sim, minha primeira crítica neste Blog! Embora eu tivesse dito que não faria nenhuma, me senti na obrigação de falar sobre. E o assunto não é nenhum restaurante, bar, café ou nada relacionado, mas simplesmente a uma revista. Veja Rio!, a vilã do dia!

Nessa quinta-feira me encontrei com uns amigos que não via desde o ano passado. Como todos sabem que gastronomia é a minha vida, combinamos que eu faria umas pizzas para eles. Geralmente eu faço a minha própria massa, que modéstia a parte, fica muito boa, mas como tinha visto que nesta revista (capa a esquerda), eles tinham publicado a receita da massa da pizzaria Capricciosa, a qual foi premiada como a melhor pizza do Rio pela Veja Rio, resolvi fazê-la, sabendo que uma pizza da Capricciosa é de primeira qualidade!

Bem, usei todos os ingredientes certos e segui passo a passo, mas na hora de assar, simplesmente uma borracha! A massa não ficava crocante de maneira alguma, fora que depois de um tempo, mesmo jogando mais farinha, começava a grudar que era um inferno! Resumindo, pizza da Capricciosa é o cacete! Se quiser pizza deles e de boa qualidade, não tente fazer em casa, pois por experiência própria, não dará certo! rsrs! Vá a um dos cinco restaurantes e tente desvendar o mistério que é a bendita massa deles.


Para quem quiser conhecer ou obter mais informações sobre a rede de pizzarias Capricciosa, acesse o site www.capricciosa.com.br. Se quiser se arriscar a fazer a massa, hehehe, http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-janeiro/especial/receitas-comer-e-beber.html#restaurantes/capricciosa.php. Lá você encontrará a receita completa da pizza Caprino (acima), vencedora do prêmio e no mesmo link também estão disponíveis receitas premiadas de chefs como Claude Troisgros e filho, Roberta Sudbrack, Roland Villard, entre outros Tops! Mas se quiserem uma receita de pizza que eu tenho certeza que ficará boa:

-1 kg de farinha
- 250 ml de água quente (não deixe ferver)
- 250 ml de azeite virgem
- 45 g de fermento biológico
- Uma pitada de sal
- Uma pitada de açúcar

Misture na água o fermento e o açúcar. Bata a mistura até que a água atinja a coloração do fermento.

Adicione o sal na farinha. Faça um monte com a farinha numa superfície lisa e com as mãos abra um buraco no meio formando um vulcão. Adicione neste buraco o azeite e a água. Com o auxílio das mãos, junte a farinha da borda do “vulcão” com os líquidos vagarosamente, até a massa ficar uniforme.

Trabalhe a massa até ela ficar bem elástica. Se preferir, use uma batedeira que tenha a função de bater massas pesadas. Após isso, em um recipiente grande, deixe a massa descansando com mais farinha, tampando este recipiente com um pano úmido e uma tampa. Deixe descansando por 1 h em um local abafado.

Depois da fermentação, você irá notar que a massa dobrou de tamanho. De um soco nela para murchar um pouco e enrole no formato de cilindro. Corte em 10 pedaços que irão se transformar em 10 discos de pizza do tamanho de um prato e de muito fina espessura.

Para assar, coloque no forno a 200º C com o molho de tomate (feito por você, por favor! rsrs), mussarela (dê preferência a de búfala) e o que mais você desejar. E em 8 - 12 min você terá uma deliciosa pizza fina e crocante, e muito melhor que a receita que está na Veja Rio! hahahahaha!

Somente mais uma observação... Para ajudar a massa a ficar crocante, caso você não esteja assando em um forno de lenha e sim no forno convencional, utilize uma pedra que é feita para isto ou então aqueça a forma de pizza 10 minutos antes de assar a pizza.

Parece um pouco complicada ao ler, mas ao fazê-la você verá que é uma massa muito fácil de trabalhar e muito melhor que de muitas pizzarias que a gente como por aí! =S

Espero que façam em casa e gostem da receita! Bon appétit para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário