sexta-feira, 3 de abril de 2009

Este frio tá pedindo...

Para comemorar o frio, ou melhor, o calor indo embora, rsrs, uma receita que combina bastante com o clima: Sopa de abóbora com croutons de queijo parmesão. Muito simples de se fazer e relativamente barata!

Para fazer a sopa:

- 400 g de abóbora moranga
- 3 dentes de alho amassados
- 1/2 cebola cortada em cubinhos
- Azeite
- 150 ml de caldo de legumes
- Urucum (Açafrão da Índia)
- Sal e pimenta do reino a gosto

Descasque a abóbora e corte-a em cubos. Em uma panela de pressão coloque o azeite, junte os alhos amassados e a cebola em cubinhos e deixe dourar. Acrescente uma pitada de urucum, sal, pimenta e refogue a abóbora.

Ponha aproximadamente 600 ml de água e o caldo de legumes, feche a panela e deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo. Bata o conteudo com o mixer ou o liquidificador até obter um creme homogêneo.

Volte este creme ao fogo por mais 5 minutos para engrossar. Se ficar muito grosso, acrescente um pouco de água ou leite e corrija o sal.

Sirva com um fio de azeite, queijo parmesão e croutons.

Para fazer os croutons:

- Fatias de pão de forma ou outro pão da sua preferência
- Azeite
- Queijo parmesão ralado
- Ervas à escolha

Tempere o queijo parmesão ralado com as ervas picadas. Molhe levemente as fatias de pão no azeite e passe no queijo parmesão ralado.

Aqueça a frigideira, coloque algumas gotas de azeite e passe o papel toalha para tira a umidade. Toste o pão ate que ele apresente uma textura crocante.

Dicas:

- Este procedimento pode ser realizado no forno também.

- Você pode deixar o pão inteiro ou picá-lo em cubinhos. Se fizer isso, passe novamente na frigideira após picados somente para tostar os lados.

- Para deixar os croutons com uma aparência rústica, retire a casca das fatias do pão de forma com as mãos.


Para variar, vou ficar devendo fotos do que eu mesmo preparei, mas ficam estas fotos aí que peguei na internet para improvisar!

Bem, espero que gostem da receita. Bom apetite! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário