quarta-feira, 1 de abril de 2009

Um pouquinho de teoria.

Hoje fui me encontrar com um amigo que estudava comigo desde os nossos 7 anos de idade, Fellipe, para tirarmos uns documentos e aproveitamos para colocar a conversa em dia. Ele cursa Gastronomia pela ABAGA na UNIRIO, então acaba que mais da metade do nosso assunto acaba sendo sobre comida e Cia! rsrs... Quando tivemos a oportunidade de sentar, ele me mostrou um livro que tinha comprado por indicação do seu professor. O livro se chama “Técnicas de Cozinha Profissional”, escrito pela Chef Mariana Sebess (abaixo), diretora do Instituto Internacional de Artes Culinárias Mausi Sebess, de Buenos Aires, e publicado pela editora SENAC. Então fui passando folha por folha do livro e lendo o que me parecia ser o principal.

O livro se destaca por ser direcionado desde a profissionais da cozinha como a amantes da gastronomia e por mostrar passo a passo, com gravuras em cada um, as técnicas de cocção, cortes, preparos de sopas, caldos, molhos, massas, etc., além de ser um excelente material de estudo teórico a prática dessas atividades e diversas receitas. É importante citar também que o livro adapta técnicas da cozinha internacional e seus respectivos utensílios aos ingredientes brasileiros, adaptação esta feita pelo Chef Renato Freire, da Confeitaria Colombo, Rio de Janeiro.

O livro divide 352 páginas em 14 capítulos bem especificados em suas funções. A meu ver, é o tipo de material essencial para quem está começando, e como já disse, para quem aprecia a gastronomia e deseja adequar diversas técnicas no preparo de seus pratos.

O preço gira em torno de R$85,00 a R$100,00, mas com uma boa procura você pode encontrá-lo em promoção por R$69,00! Existe outro livro da mesma Chef chamado “Técnicas de Confeitaria Profissional”, voltado somente para este campo, o qual presumo que deve ter a mesma objetividade e o mesmo método até didático, se assim posso dizer, de passar o conhecimento contido no livro para o leitor.

Eu fico por aqui na seca por comprar ambos, rsrs, ou de repente achar alguma edição digitalizada. Só torço para não serem tão difíceis de se acharem quanto estão sendo os benditos Crocs!!! ¬¬

Nenhum comentário:

Postar um comentário