quinta-feira, 5 de março de 2009

Do pote de açúcar para galerias de arte.

Fazendo um molho de vinho tinto para uma sobremesa de maça assada, errei na mão do açúcar e no tempo de cocção, deixando o molho virar uma calda de açúcar, um caramelo, não sei como chamar exatamente. Observando aquele resultado, fiquei encantado quanto à textura, a cor, o brilho, logo, curioso quanto às coisas que poderia fazer com aquilo. Com isso, resolvi chamar pelo poderoso Google e estudar um pouco sobre esse assunto.

Simplesmente achei coisas impressionantes. Exatamente o que poderia ser a divisa da gastronomia com as artes plásticas. Descobri que o caramelo pode originar tanto ótimas receitas quanto fantásticas obras de arte!

Descobri também que o trabalho com açúcar é uma arte muito respeitada na França.Existem exposições com mais de 1000 trabalhos com açúcar, desde laços de fita até castelos, pessoas, jóias, etc.O maior concurso que encontrei sobre o assunto é o M.O.F. (Meilleur Ouvrier de France - Melhor artesão da França), que dá o direito ao Chef de usar as cores da bandeira francesa na gola da sua dólmã, tornando-se reconhecidíssimo pelo feito.

Existem cursos sobre essa arte com a calda de açúcar, mas nada melhor do que aprender sozinho, não é? Pelo menos sempre achei que minhas experiências na cozinha me ajudaram muito mais do que quando alguém parou para me ensinar alguma receita ou técnica... Por isso, aqui está um site que poderá ajudar muito com isso. Ele dá várias dicas necessárias para atingir o ponto certo da calda e a forma que ela irá poder tomar conforme a temperatura que foi usada para fazê-la:


http://batuquenacozinha.oi.com.br/abcozinha.php?abc_id=77

Deixo aqui também um vídeo com esculturas fascinantes, as quais nem dá para acreditar que sua matéria prima é simplesmente açúcar! Se ficarem interessados, procurem mais vídeos nos vídeos relacionados a esse no You Tube. Vão achar muita coisa boa, e principalmente, lindas obras de arte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário