segunda-feira, 2 de março de 2009

A moda dos Chefs - Dólmã ou Gambuza?

A princípio, a idéia dessa postagem é boa, mas depois, pode até parecer chata, porém, é algo que ninguém nunca pergunta com uma resposta bem esclarecedora.

Como estou para ingressar num curso de Chef Executivo de Cozinha, comecei a procurar pelos materiais que vou precisar para me manter nesse. A primeira coisa que me veio em mente foi o que eu mais venho sonhando em usar, a jaqueta (à esquerda), tradicionalmente branca com inúmeros botões, que todo bom Chef usa. Mas, e o nome disso? Qual é? E por que usar a jaqueta? De onde veio esse costume? Então recorri ao bendito e maravilhoso Google, que para ser perfeito só falta nos dar banho e comida pronta, procurar pelo raio da jaqueta. Dólmã e Gambuza, foram os nomes que me apareceram.

Dólmã e Gambuza... Nomes estranhos... E qual é o certo? Serão os dois? Vamos apelar para o dicionário. Pelo menos um ele resolveu:

Dólmã: 1. Sobreveste de origem turca, abotoada de cima a baixo, cintada e com abas soltas que chegavam aos joelhos (Foi peça característica de muitos uniformes dos hussardos, à direita.). 2. Mais recentemente, casaco de gola levantada, ajustado à cintura, abotoado de cima a baixo, com ou sem alamares, us. esp. por militares; 3. Derivação: por extensão de sentido; Qualquer modelo de roupa masculina ou feminina inspirado no Dólmã militar.

Não satisfeito com essa definição e querendo entender o que tem a ver a vestimenta da antiga cavalaria sérvia com a cozinha, voltei ao Google. A palavra vem do turco dolaman, que significa robe. E quem deu início ao uso de uniforme dentro da cozinha (dólmã branca e o chapéu de Chef) foi Antoine Carême, cozinheiro francês do século XVIII e XIX, se baseando no antigo dólmã dos turcos e sérvios. Inclusive, fugindo um pouco do assunto, se é interessado na história da gastronomia, pesquise sobre Antoine. Foi considerado o primeiro Chef Celebridade do mundo. Prometo depois uma postagem somente sobre ele.

Já falando de Gambuza, o dicionário não me resolveu não. Então de volta ao Google, pela 3ª vez, 7 páginas de sites onde a palavra Gambuza foi encontrada. Com muita paciência, olhei quase tudo e nenhuma especificação certa, porém, em um site de decoração descobri que é a área de uma cozinha onde se preparam as sobremesas e as entradas dos restaurantes comerciais e dos hotéis. Na linguagem náutica, Gambuza seria a dispensa de um navio mercante; onde se guardam os alimentos. Então que raios isso tem a ver com a jaqueta de chef?

Bem, Dólmã é menos difícil de decorar... Além disso, tem uma explicação lógica para a aplicação do nome no objeto. Usarei esse até que alguém me explique o motivo de Gambuza. Para piorar, ainda é um nome feio! Quando se fala Gambuza penso num patuá de ritual mágico dos aborígenes australianos (esquerda), sei lá. Não me identifiquei.

31 comentários:

  1. Oi querido,agora sou sua seguidora.Porque voce não bota um espaço para trocar receitas?
    BJOCAS

    ResponderExcluir
  2. terminei o curso de gastronomia em 2008 e hoje, alguns meses depois , amanheci com isso na cabeça por que usamos a dolmã e de onde ela veio, como vc entrei no google e achei vc,obrigada vou pesquisar mais, e caso ache alguma outra "novidade" lhe informarei.

    ResponderExcluir
  3. De nada! Afinal esse Blog está aqui para isso, esclarecer dúvidas! rsrs! Qualquer novidade não deixe de comentar.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!!! Parabéns pela bela pesquisa. Tirou uma pá de dulvidas das minhas costas!!

    ResponderExcluir
  5. Uma contribuição:
    Dólmã é substantivo masculino, portanto, o dólmã.

    O "chapéu de Chef" chama-se "toque blanche" e, neste caso, é substantivo feminino, a toque blanche.

    Saudações gastronômicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o lingua portuguesa deliciosa...
      gostei. valeu antonio...

      Excluir
  6. Acho pedante,quente e inadequado ao nosso clima ter de usar "o dólmã". Adoro cozinhar de camiseta mas se a profissão pede, vamos lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a correção mas, não e ser pedante e ser higiênico mesmo em face do calor de 40º do RJ e que chega a 60º em uma cozinha e muito necessário o Dòlmã e a toque clanche. para que haja o mínimo de contato da sua flora bacteriana com a comida. cozinhar de cuecas e só como fetiche.

      Excluir
  7. O Dólmã é usado com este nome no Brasil. Na França não se diz dolman, pois este nome só serve para o uniforme turco. Na pátria da Gastronomia se diz "veste".

    ResponderExcluir
  8. Também é pedante arrumar a cama, secar os pratos, pintar a parede das casas e pentear os cabelos. É a diferença entre a civilização e a barbárie.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo...cozinhar com a dolma ou qualquer vestimenta que proteja os braços, peito e cintura é uma questão de higiene e segurança alimentar, qualquer curso bem feito de cozinha ira mostar isto na pratica e na teoria, Você não quer queimar seus braços, ou nao quer que um pelo de sua axila caia na comida, não é mesmo?
    Já para o dono do blog vai uma sugestão, acho que seria legal fazer uma nova busca e pesquisa sobre a dolma, se não me engano, foi Escofier o primeiro a difundir, de fato, o uso de toda esta vestimenta na cozinha e não Careme. Abraços e sucesso no seu blog q é muito bom.

    ResponderExcluir
  10. sou apenas uma cake designer posso usar dolman?

    ResponderExcluir
  11. Eu também Busco a origem do termo GAMBUZA. Sua grafia é: GAMBUZA, com acentuação na vogal "u" ou ou GAMBUZÁ ? Porque não uma versão do que a outra?

    ResponderExcluir
  12. fiquei feliz com sua explicação pois procurava no google e não achava nada como era o nome certo, hj atarde passeie enfrente a um atelie e perguntei se ela faziz uma "blusa de chefe de cozinha, foi ai que ela me falou DÓLMÃ. E fiquei surpresa.
    Mas queria mesmo conferir e vir vc explicando. Valeu mesmo. Um forte abraça e UM NATAL E UM ANO NOVE CHEINHO DE REALIÇÃOES PARA VC E SUA FAMILHA.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Já havia lido seu artigo a 01 ano atras, e achei muito interessante, hoje fui fazer minha matricula no curso de Chefe executivo de cozinha do SENAC, na lista de material consta - gambuza branca -, voltei ao seu artigo - como esse nome é feio! - mas se entendi bem explicação, ao usá-la nos tornamos um baú de bons aromas, e harmonias culinária. Também prefiro o dolmã
    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Já havia lido seu artigo a 01 ano atras, e achei muito interessante, hoje fui fazer minha matricula no curso de Chefe executivo de cozinha do SENAC, na lista de material consta - gambuza branca -, voltei ao seu artigo - como esse nome é feio! - mas se entendi bem explicação, ao usá-la nos tornamos um baú de bons aromas, e harmonias culinária. Também prefiro o dolmã
    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Parabens pelo seu artigo, é realmente muito bom... mas aprendi q o dólmã é necessario sua ultilização para evitar que o chef se queime, é por isso q o dólmã possui uma camada dupla de roupa na parte do peito,e é feito com tecido bem grosso... espero ter ajudado. Bjs

    ResponderExcluir
  16. No programa de TV hell's kitchen é dito gambuza, aliás foi por que eu ouvi falarem em gambuza no programa que eu fui procurar pelo significado no google e achei o seu blog. E eu achei muito bom o seu artigo. :)

    ResponderExcluir
  17. Pelo que eu entendi assistindo o programa do chefe Gordon Ramsey, gambuza é um estágio anterior ao dólmã. Quando vc se torna um chefe mais qualificado, tipo as faixas do judô.

    ResponderExcluir
  18. Faço a culinária vegetariana e ontem estive num curso com uma nutricionista desse tema. Foi onde pela primeira vez ouvi o nome Gambuza porque ela usa uma toda preta e aquele chapéu também. Quero comprar prá mim porque vou dar umas palestras sobre alimentação saudável no próximo mês. Hoje vim pesquisar mais e amei suas informações! Vou usar dolmã porque achei bonito e adequado. Só preciso que me esclareça uma dúvida: Só os "Chefs" podem usar essa vestimenta? Sou fisioterapeuta. Agradeço pela informação. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é fisioterapeuta e dará palestras sobre alimentação saudável???

      Excluir
    2. Você é fisioterapeuta e dará palestras sobre alimentação saudável???

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Hoje é muito comum todos os profissionais em gastronomia usar o dolmã, fiquem a vontade para usar, a um pouco mais de 10 anos atras somente os Chefs usavam...

    ResponderExcluir
  21. Hoje é muito comum todos os profissionais em gastronomia usar o dolmã, fiquem a vontade para usar, a um pouco mais de 10 anos atras somente os Chefs usavam...

    ResponderExcluir
  22. Dólman pra mim lembra raça de cachorro, o Doberman :-p 😛

    ResponderExcluir
  23. Dólman pra mim lembra raça de cachorro, o Doberman :-p 😛

    ResponderExcluir