quarta-feira, 4 de março de 2009

Para tentar amenizar o verão...

A pedido da minha tia, rsrs, uma receita então. E já que o verão no Rio está aquele de desidratar se ficar parado na sombra, uma receita que fiz semana passada e que virá bem a calhar com o clima: Granita de Morango.

A Granita talvez seja o “sorvete” mais antigo do mundo. Pode até não ser o mais antigo, mas foi a inspiração que os italianos precisavam para criar diversos outros tipos de sorvetes, inicialmente, tendo frutas como sua base.

Ocorre que, quando os árabes desembarcaram na Sicília, trazendo em suas embarcações café, amêndoas, açúcar de cana, frutas cítricas, portavam também um tipo de sorvete feito com suco de limão ou da infusão do café, o qual foi nomeado pelos italianos de "Granita".

Eis como fazê-la numa versão bem simples:



Granita de Morango

- 1 ½ xícara de água quente
- 2 xícaras de morangos maduros picados
- 2 colheres de sumo de limão
- açúcar a gosto

Bata os ingredientes no liquidificador até originar um suco vermelho vivo e homogêneo. Transfira para um recipiente como uma assadeira ou uma forma certificando-se que não deixará a altura passar de 1 cm. Lógico que você não precisa usar a régua!, rs, mas não deixe ficar muito alto. Cubra com um filme plástico e deixe por cerca de 2, 3 h no congelador.

Retire o recipiente, raspe com um garfo até formar uma pasta lisa, levando o recipiente novamente ao congelador por 1 h e 30 min. Depois de congelado, raspe novamente com um garfo, podendo servir logo ou repetir o procedimento para obter mais cristais de gelo.

Sirva porções individuais em uma taça ou em um copo de drinks, decorando com folhar de hortelã.

Dicas:

- Não necessariamente use a hortelã somente para decorar. Adicionando algumas folhas de hortelã à mistura você notará um ótimo frescor na sobremesa. Um pouco de gengibre também ajudaria nisso.

- Inove: Use frutas do seu gosto para repetir a receita. Lembre-se sempre que você pode fazer as suas próprias versões de uma receita para agradar o quanto mais puder ao seu paladar.

- Experimente trocar o sumo de limão por o sumo de alguma outra fruta ou até mesmo por bebidas alcoólicas. Recomendo Cointreau.

- Esta sobremesa fica bem acompanhada com morangos, frutas frescas e principalmente com morangos flambados, devido à temperatura que cada um apresenta. Na montagem, disponha sempre a granita por cima.


A princípio pode parecer uma receita complexa, mas o único trabalho que você terá será de fazer um suco e raspá-lo quando congelado! É também uma receita que só demora pelo tempo do congelamento do suco, pois fora isso, qualquer um pode fazê-la.

É importante lembrar que enquanto você deixa uma Granita congelando, você poderá deixar outra de outro sabor congelando junto.

Experimentem essa e comentem o que acharam. Como já disse, inovem, também, e me digam o resultado das suas criações.

2 comentários:

  1. " este blog não é um blog de receitas e bláblábláblábláblá....."


    seii Gabriel, se rendeu a tentação de ser um Edu por um dia né? uhauhauha

    cara bonita da Granita ein?

    ResponderExcluir
  2. huahauhauhauhua! As pessoas estavam me pedindo, e a voz do povo é a voz de Deus, não é? rsrs...

    ResponderExcluir